Município brasileiro do estado de Pernambuco, Olinda faz parte da Região Metropolitana do Recife. Olinda é considerada a segunda mais antiga cidade brasileira considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, segundo a UNESCO. Em 1968, o conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico foi tombado pelo Iphan.
Olinda, considerada cidade dormitório (residencial) anteriormente, hoje em dia é considerada de uso misto, e vê seu mercado imobiliário se expandindo a cada ano. Principalmente na orla de Olinda, e nas proximidades, incorporadores/construtoras se interessam cada vez mais por lançamentos imobiliários na região.
Na orla existem boas opções de bares e restaurantes para famílias degustarem os mais diversos tipos de comida e bebidas. Olinda tem um povo acolhedor e de fácil convívio.
Mercado imobiliário de Olinda
A maioria dos edifícios com infraestrutura: elevador, playground, piscina, gerador… existentes em Olinda fica localizado no trecho que vai da avenida Governador Carlos de Lima Cavalcante até a avenida Ministro Marcos Freire (Beira Mar), nas demais áreas a predominância é de edifícios tipo caixão e os pilotis sem elevador.
Os bairros considerados nobres em Olinda são: Bairro Novo, Casa Caiada e Jardim Atlântico. Nesses bairros existem alguns lançamentos de novos empreendimentos residenciais e pouquíssimos empresariais.
A maior parte das ofertas para venda e locação é de imóveis usados, principalmente apartamentos com 01 quarto, 02 quartos e 03 quartos. Também existem alguns lançamentos de condomínios horizontais.
O mercado imobiliário de Olinda é parecido com o de Candeias, Jaboatão dos Guararapes, pois geralmente quem compra um imóvel nessas regiões tem alguma ligação sentimental com a localidade, são pessoas que já moraram lá há algum tempo ou têm parentes morando na região. Também existem aqueles que são transferidos para trabalhar na localidade, então será mais prático morar próximo onde exerce a atividade profissional.
Os apartamentos localizados na parte nobre de Olinda, por exemplo, na beira-mar, têm seus preços parecidos aos localizados em bairros nobres do Recife: Espinheiro, Torre, Madalena…
Para quem deseja compra um apartamento ou casa por um preço mais em conta, então vale a pena comprar em Olinda. Existe boas opções ofertadas no mercado. Recentemente avaliamos um apartamento na beira-mar de Casa Caiada, edifício com elevador, apartamento com 110m², 3 quartos sociais, sendo uma suíte, e outro quarto de serviço pelo valor de R$ 400.000,00.
A orla de Olinda tem uma boa infraestrutura em seu entorno: academias, ciclovias, bons restaurantes, padarias, clínicas médicas, hospitais e também o Shopping Patteo.
Existem 33 bairros no município de Olinda. No bairro de Ouro Preto, por exemplo, há uma boa procura por imóveis nessa região. Existem opções de casas térreas ou tipo duplex para venda.
Outro ponto a ser analisado é que a distância de Olinda para Recife é de apenas 7 quilômetros, ou seja, são bem próximos!
Também as ofertas para locação são atrativas. Para quem deseja alugar uma loja ou sala comercial para implantar seu negócio, vale a pena lembrar que em Olinda a alíquota do ISS é bem mais convidativa que a do Recife. Existem algumas empresas que foram deslocadas do Recife para Olinda exatamente pela questão relacionada ao ISS.
Caso deseje solicitar algum imóvel em Olinda, é só entrar em contato.
Autor: Isaac Pereira, gestor imobiliário e pós-graduado em Administração em Marketing pela UPE (Universidade de Pernambuco).